[Jogada] Petz + Cobasi
Uma análise do anúncio de fusão entre as gigantes do mundo pet
Petz e Cobasi anunciaram hoje um deal de fusão. Ótima oportunidade de colocar à prova a simplicidade do nosso framework para traduzir essa negociação de uma forma fácil como uma jogada de um jogo de tabuleiro. Vamos a ela:
Tese:
Aumento de Poder de Mercado
Esta é a tese que usamos para descrever a junção de concorrentes mais diretos, quando o interesse é tirar o alvo do mercado para poder dominá-lo mais facilmente. Neste caso mesmo sendo uma fusão, ainda assim, estamos falando de dois concorrentes que estavam batendo muito de frente, uma batalha que saía caro para os dois. A junção elimina a concorrência entre eles e coloca a empresa resultante em uma posição privilegiada para bater no terceiro colocado, a Petlove.
Sinergias
Elencamos duas cartas de sinergias:
Reduções de custos
As empresas provavelmente tem diversas sobreposições operacionais e de back office. Muito provavelmente fará sentido fechar lojas em áreas em que estão muito próximas e consolidar processos e times reduzindo custos. Ou seja, podemos esperar reduções no core business (a operação de vendas) em nas funções auxiliares.
Aumento do Poder de Vendas
Parte do anúncio menciona cross sell de produtos de marcas próprias. Essa é uma oportunidade de cruzamento de produto x canal que pode aumentar a receita de ambas sem grandes esforços, simplesmente pelo cruzamento deste ativos.
Dis-Sinergias
Seria quase irresponsável elencar alguns tipos de dis-sinergias sem um profundo conhecimento das empresas e pessoas envolvidas, mas olhando superficialmente e de fora, posso prever:
Overlap Operacional
Como são concorrentes diretos é provável que haja muita sobreposição. Em muitos casos elas são difíceis de eliminar e simplesmente a empresa resultante continuará convivendo com elas, ao menos por um bom tempo.
Um bom exemplo costuma ser de sistemas de informação. Arrancar sistemas legados pela raiz é custoso e lento.
Outras?
É provavel que haja outras dissinergias. O deal foi classificado como uma fusão e com um esforço aparentemente significativo para os acionistas dividirem igualmente a empresa resultante. Isso indica alguma influência de egos e intenções conflitantes que podem causar problemas, mas estou entrando no terreno do achismo então vou parar por aqui.
O CADE vai aprovar?
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica é o orgão regulador que defende a livre concorrência. Por isso a concretização de um negócio como este está sujeita à aprovação do CADE. Ele vai aprovar?
Minha aposta é de que sim. Cobasi e Petz juntas estão acumulando cerca de 16% do mercado que é bastante pulverizado. A consolidação prejudica os pequenos, mas não configura nada próximo de um monopólio.
Avaliação Global
A união de concorrentes diretos não é uma das teses de que mais gosto pois a junção tende a ser um processo muito poluído, com grande potencial de atritos e sinergias. Mas o “mercado" adora, em especial quando estamos falando de players de bilhões de faturamento.
Certamente a Petlove terá um competidor de muito maior peso, mas ao mesmo tempo distraído com uma complexa integração pós aquisição nos próximos meses. Como ela é a queridinha dos investidores de capital de risco, pode ser a hora para atacar e, ironicamente, ganhar market-share. Vamos ver o que vem!